Desenho de urna manual |
Porém para ser plausível a experimentação é necessário que a idéia seja apresentada de forma racional, assim, nem tudo está aberto para livre debate, mas muitas coisas podem ser discutidas amplamente, desde que se tenha equilíbrio e coerência quando expostas. Importante destacar que a credibilidade de quem apresenta alguma idéia é fortemente vinculada a atenção que será dada a tal.
Atualmente é constante o questionamento por parcela da população se é passível de fraude as Urnas Eletrônicas utilizadas para votação nas eleições democráticas no Brasil.
📌
"A dúvida é, os questionamentos são para enfraquecer ou enriquecer a democracia❓"
👀
Se os questionamentos são ataques a democracia, ao realizar a troca para o sistema de voto por cédulas, ao primeiro dissabor, o alvo será o sistema de votação com alegação que é passível de fraudes e erros de contagem por ser manual a apuração.
Patrocinando está linha de pensamento os presidentes eleitos na maré de aumento dos nacionalistas¹, se não colocaram de alvo os sistema de votação por cédulas, farão assim que perderem algum pleito. Poderíamos até colocar um rótulo de movimentos dos ex-presidentes com síndrome de dono da bola.
Entretanto se os questionamentos tem o foco em aprimorar a democracia, tal que permite-me escrever e você comentar livremente essa postagem, nos limites da lei. Pensando assim, um bom argumento seria o de ampliar o acesso a democracia, onde além do voto a população já preencheria referendos e plebiscitos, envolvendo todos cidadãos nas decisões importante do país de forma direta.
Portanto uma idéia boa pode ser rechaçada por causa da forma proposta ou por causa da credibilidade e coerência do apresentador. Vale experimentar e buscar o aprimoramento da democracia, desde que o experimento não seja uma ferramenta para acabar não só com a democracia, mas com a liberdade de todos.