O que podemos verificar de forma muita objetiva é que dentro do período eleitoral os candidatos que estão localizados na primeira posição de forma confortável nas pesquisas de votos, acabam por não comparecer nos debates, algo inusitado e que se tornou um padrão de comportamento da política da atualidade.
Com está estratégia adotada tais candidatos(as) realizam um esvaziamento do debate das propostas e até mesmo de uma análise de comportamento que os eleitores realizam através de tais debates políticos.
Vale destacar que este movimento não é diferente do que contesta a própria democracia, o sistema legal e todos os pilares que foram construída a sociedade hodierna, disso também é comum que os candidatos(as) que realizam as estratégias de isolacionismo são de direita e em muitos casos da extrema direita.
Mas não quero trazer o quanto acho a tentativa de esvaziar os debates uma estratégia nociva para a sociedade, o que vale mesmo nos tempo de informações cada vez mais acessíveis é o quanto cada pessoa é capaz de discernir as consequências de pessoas que se propõe ao pleito político, mas se dizem 'apolíticos', será mesmo se tais candidatos(as) após eleitos(as) terão comprometimento com alguma coisa?
Não ter a capacidade e comprometimento de defender o que acredita, ao menos pra mim indica o suficiente sobre tais 'fujões', enfim, ninguém atualmente é bobinho e todos temos acesso a informação suficiente para formar as nossas opiniões.
Não custa acreditar que a sociedade democrática está cada vez mais inteligente, consciente e capaz de interpretar e implementar o melhor com foco no bem comum!
Votos de esperança!